A Camucarí (que na época tinha outro nome) surgiu no final de 2019 quando eu decidi empreender vendendo os sabonetes de argila que eu mesma fazia na cozinha da minha casa.
Minha relação com a cosmética natural começou bem cedo, por volta dos 15 anos, quando minha irmã mais velha me introduziu à uma cosmetóloga da Califórnia que ensinava como fazer receitas naturais de skincare e haircare através do seu blog. Desde esfoliação com pó de café, que na época era revolucionária, até receitas de desodorante sem alumínio, eu experimentava tudo que podia nesse universo alquímico.
Já a minha relação com a botânica veio muito antes. Desde a primeira infância cresci na horta da minha avó, uma dedo verde "raiz", que me ensinou muito sobre tintura, enxerto, chás e emplastos. Não é atoa que essa preferência pelas coisas naturais me acompanha até hoje. Foi ali, no pilar dos meus conhecimentos, com a boa influência da Vó Maria, que tudo começou.
Depois de muita leitura e alguns cursos, apenas em 2019 (com 20 anos de idade) que comecei a me aventurar nas manualidades cosméticas mais avançadas. Iniciei na fabricação de sabonetes de argila e comecei a vendê-los pelo instagram. Na época, a Camucarí ainda não existia, e meus fazeres habitavam a então chamada 'Maré Cosmética'.
Era tudo muito simples e cheio de carinho, e isso cativou o meu amigo Luan, um excelente designer/artista que se aproximou do projeto para auxiliar na identidade visual da marca e, muito envolvidos na ideia de tudo que a Maré poderia se tornar, acabamos firmando uma sociedade.
Eu cuidava de toda a parte da produção e logística e ele ficava por conta da parte criativa e do marketing das redes sociais. Cada um contribuindo com o que sabia de melhor e isso deu muito certo.
Começamos, no processo de amadurecer a identidade visual da marca, a sentir falta de um nome que fosse mais único e que representasse foneticamente a essência brasileira que sempre foi um grande pilar cultural e estético pra mim.
Após meses de estudos e pesquisa, navegando pelos mapas do Brasil coletando referências de nomes de rios e cidades, até passar pelos livros de Botânica nos inspirando pelos nomes dos frutos e das flores nativas, chegamos em duas palavras preferidas: 'Camaçarí', uma majestosa praia localizada na Bahia, e o rico fruto 'Camu Camu', nativo da Amazônia. A junção dessas duas palavras deu vida ao que ainda não sabíamos explicar, mas que já estava na ponta da língua: Camucarí.
Segui aperfeiçoando as formulações e, no momento em que a Maré se tornou Camu, nosso catálogo era de 3 produtos, todos feito com combinação de óleos vegetais e essenciais, com aromas tão únicos que foram carinhosamente chamados de 'cheirinho camu' pelo pequeno e leal público da marca.
Tenho muito carinho por esse momento da minha trajetória, principalmente porque foi muito breve. Eu tinha acabado de me casar e eu e meu esposo, o Caio, decidimos engravidar. O que eu achei que seria uma longa jornada aconteceu logo de primeira. Nos próximos 9 meses trabalhei gestando e, com algumas dificuldades devido à sensibilidade que tive de cheiros fortes e com o tempo reduzido no último trimestre, continuei envolvida nesse projeto que me move tanto.
No puerpério as coisas foram diferentes. O foco de uma recém mãe se torna, inegavelmente, o seu bebê. Além de ser atravessada por uma forte onda hormonal, a privação de sono e o investimento emocional nessa nova fase me fizeram pisar no freio. Conversei com o Luan e decidimos pausar a marca. Foi uma decisão bastante difícil, mas eu sabia, no fundo, que era a coisa certa a se fazer naquele momento.
Muita coisa aconteceu nesse período de pausa e, por algum momento, cheguei a me questionar se um dia iria mesmo voltar a empreender. Quando minha filha, a Olívia, fez dois anos, eu comecei a me sentir preparada para me dedicar a outra coisa que não fosse a maternidade. Cada mãe tem o seu tempo, e dois anos foi o tempo que eu precisei para abrir esse espaço.
Quando decidi retomar a marca, a primeira coisa que fiz foi ir falar com o Luan. Ele ficou muito feliz com a minha decisão mas já não se via mais dentro do projeto. Hoje ele tem uma marca de vinhos experimentais de frutos brasileiros, com bastante influência de tudo que criamos juntos na Camu, chamada Caém. Com a benção dele e uma dose extra de coragem, ergui a cabeça e decidi que não iria abrir mão desse sonho, mesmo que sozinha, eu daria conta.
Com a maturidade que esse tempo de pausa me trouxe, muitas coisas foram reconfiguradas na marca, desde a estética até as formulações. Hoje, já não tenho mais meu querido ateliê de produção, composto de beckers, termômetros, um armário cheio de matérias-primas e um delicioso cheiro inconfundível ao entrar.
Optei por terceirizar a produção em uma indústria extremamente séria, considerada a terceira maior da América Latina, apesar de muito intimista em todo o processo de criação dos produtos. Talvez por coincidência, ou destino, ela fica há poucos minutos da minha casa, e eu tive a oportunidade de participar do desenvolvimento de cada fórmula com o Júnior, líder do P&D da fábrica. Toda a minha bagagem de cosmetóloga de ateliê veio a calhar nesse momento, garantindo uma excelência em cada etapa do desenvolvimento desses produtos que significam tanto pra mim.
Fiz o design de todos os rótulos, escolhi cuidadosamente cada embalagem e faço todos os ensaios fotográficos, bem como as mídias digitais da marca. Também cuido sozinha da logística e de toda a parte administrativa. Hoje, toda a linguagem da Camucarí é a tradução de uma trajetória cheia de significado, pausas e recomeços, mas principalmente sobre uma grande conquista. É sobre fazer o que se ama e acreditar. Meu desejo é conseguir mostrar para o mundo, através dos nossos produtos, tamanho sentido e profundidade que um projeto pode ter.
Meu agradecimento especial ao Caio, meu esposo, que sempre acreditou na Camucarí e nunca me deixou duvidar de mim mesma. Você é uma peça fundamental pra tudo isso acontecer.
E ao Luan, meu amigo e ex-sócio, por ter gestado esse projeto comigo e por ter me ensinado tanto do que hoje eu consigo trazer visualmente pra marca. A Camucarí vai ter sempre algo de você.